Gastronomia



A alimentação portuguesa, ainda que esteja restrita a um espaço geográfico relativamente pequeno, mostra influências atlânticas e também mediterrânicas (incluindo-se na chamada “dieta mediterrânica”), como é visível na quantidade de peixe consumida tradicionalmente. A base da gastronomia mediterrânica, assente na trilogia do pão, vinho e azeite, repete-se em todo o território nacional, acrescentando-se os produtos hortícolas, como em variadas sopas, e os frutos frescos. A carne e as vísceras, principalmente de porco, compõem também um conjunto de pratos e petiscos regionais, onde sobressaem os presuntos e os enchidos. Com o advento das descobertas marítimas, a culinária portuguesa rapidamente integrou o uso de especiarias, do açúcar, além de outros produtos, como o feijão e a batata, que foram adotados como produtos essenciais. Note-se que a variedade de pratos regionais se verifica mesmo em áreas restritas. Duas cidades vizinhas podem apresentar, sob o mesmo nome, pratos que podem diferir bastante na forma de confecção, ainda que partilhem a mesma receita de base. As generalizações nem sempre estão corretas: as diversas culinárias regionais variam muito na mesma região.
 

Comidas típicas de Portugal
Sardinha : A sardinha é o peixe principal de Portugal. Muito presente nas festas de São João e de Santo Antônio, são feitas assadas na grelha e servidas normalmente com pimentos verdes assados e batatas cozidas. A sardinha assada faz parte da cultura portuguesa e está entres os principais pratos da sua gastronomia.
                      
Sardinha: Comida típica de Portugal


Bacalhau : O bacalhau é a comida típica de Portugal e é o peixe mais consumido no país. Existem diversas formas de prepará-lo, como entrada ele é serviço em forma de bolinho de bacalhau, pataniscas ou até mesmo cru (a punheta de bacalhau, como se fosse um ceviche).  Como prato principal, ele pode ser à Gomes de Sá, à Brás, com Natas, assado com batatas, frito, entre diversas maneiras. Os portugueses consomem muito bacalhau de verdade, comem quase todos os dias e além de ser muito saboroso, é bastante saudável. A variedade de bacalhau em Portugal é impressionante. Bacalhau à brás, a Gomes de Sá, com broa, assado, frito, tem para todos os gostos. Normalmente o peixe é mais barato do que a carne de gado e os portugueses comem realmente muito bacalhau. Uma delícia da culinária portuguesa.

Bolinho de Bacalhau: Os bolinhos de bacalhau são uma relíquia de Portugal. Crocantes por fora e macios por dentro, normalmente são servidos como entrada.

Queijo Serra da Estrela: O Queijo Serra da Estrela é uma das comidas típicas de Portugal mais importantes. Com uma casquinha por fora e cremoso por dentro, é o mais antigo queijo do país. É considerado também uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.


Pastel de Nata: O pastel de nata, ou simplesmente nata, é conhecido no Brasil como Pastel de Belém. Mas em Portugal, o único Pastel de Belém fica em Lisboa, na região de Belém.
Foi lá que nasceu esse doce português e até hoje turistas de todo o mundo fazem filas para experimentar essa relíquia da culinária portuguesa




Comentários